
MENU GERAL DE INICIATIVAS
O link abaixo dá acesso ao menu geral de iniciativas, elaborado como parte de uma dissertação de mestrado. O objetivo é reunir e sistematizar iniciativas de transformação resilientes e sustentáveis existentes em todo o mundo, permitindo uma visão geral das ações nessa área. As iniciativas foram pesquisadas a partir de diversas fontes, tais como: trabalhos acadêmicos, sites, reportagens e conferências. Trata-se de uma lista dinâmica, que deve ser atualizada continuamente, à medida em que novas iniciativas são desenvolvidas ou pesquisadas.
A lista original reúne 97 possíveis iniciativas de transformação resilientes e/ou sustentáveis, de pequena escala, distribuídas em 10 categorias ou dimensões principais: Energia, Água, Resíduos, Produção, Distribuição, Consumo, Treinamento e Desenvolvimento de Habilidades, Mobilidade, Infraestrutura Urbana Verde/Azul, Cultura e Sociedade, Tecnologia da Informação e Comunicação (TI) e Edificações. Cada categoria está subdividida em temas, que dão uma classificação mais específica para as ações ou iniciativas, num total de 34 temas para as 10 categorias. A categoria Resíduos, por exemplo, é subdividida em 2 temas: Reciclagem e Reutilização de Resíduos e Compostagem.
Algumas informações básicas são apresentadas no menu, de forma a simples e direta, relacionadas à resiliência e à sustentabilidade das iniciativas, assim como às possíveis stakeholders envolvidos na sua implementação. No campo Sustentabilidade, o menu indica se a iniciativa tem potencial para alavancar ou melhorar a sustentabilidade de uma comunidade nas quatro dimensões de sustentabilidade adotadas nesse trabalho: ambiental, social, econômica e cultural. Semelhante informação é disponibilizada no campo Resiliência, onde o menu indica se a iniciativa tem potencial para promover a resiliência de uma comunidade diante de distúrbios ambientais, econômicos ou sociais. O último campo do menu indica os possíveis stakeholders para cada uma das iniciativas: Comunidade, Governo, Iniciativa Privada, Academia, Profissionais e Organizações Não Governamentais.
